Lago Aciária, localizado nas dependências da empresa ArcelorMittal (Rio de Janeiro)
-
O Lago Aciária, localizado nas dependências da empresa ArcelorMittal, em Resende, no estado do rio de Janeiro, possui uma área aproximada de 2.500 m². Segundo análises da água do lago, a concentração de fósforo total no sistema era de 4 mg/L, valor considerado bastante elevado, típico de ambientes hipereutrófico.
Para reduzir as concentrações de fósforo total no sistema e controlar as densidades das comunidades produtoras, a Arcelormittal contratou a aplicação de 925 kg do remediador trófico Phoslock.
A aplicação do remediador no sistema ocorreu por meio de uma embarcação de baixo calado e de pequeno porte com sistema de flutuação. O produto foi diluído em tanque de mistura com a água do próprio lago e disperso homogeneamente sobre a superfície da água. A água do lago foi aduzida por uma motobomba e direcionada para um tanque plástico de mistura de 50 litros, onde foi adicionado o produto Phoslock. Após a diluição do produto, uma segunda motobomba aduziu a solução do tanque que posteriormente foi dispersa homogeneamente na coluna d’água. Entre os dias 11 e 12 de novembro, foram aplicados 925 kg do remediador trófico no sistema.
Com base nos resultados obtidos ao longo do monitoramento do Lago Aciária, foi possível observar uma progressiva redução nas concentrações de ortofosfato, fósforo total e cianobactérias no sistema. As concentrações de ortofosfato (fósforo biodisponível) apresentaram expressivas reduções após a aplicação do remediador. No período anterior a coleta, a média registrada foi de 0,29 mg/L e após a aplicação do remediador, o valor médio mínimo foi de 0,14 mg/L, com 53% de redução. Para o fósforo total, a redução registrada foi mais branda, atingindo uma redução de até 16%.