Lago Dourado, Reservatório de Abastecimento em Santa Cruz do Sul, RS (CORSAN)
O Lago Dourado, localizado em Santa Cruz do Sul, RS, foi construído para garantir o sistema de abastecimento de água do município, e hoje se constitui no principal manancial utilizado pela CORSAN para o fornecimento de água para população da cidade com uma área de 117 ha. Desde 2012 o Lago Dourado passou a apresentar florações de cianobactérias e dinoflagelados, resultando em reclamações por parte da população em função do mau cheiro e gosto na água tratada. Para reduzir a eutrofização do sistema, a CORSAN iniciou em março de 2015 do tratamento do Lago Dourado com o remediador trófico Phoslock. O projeto recebeu aprovação da Secretária Municipal de Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul (SMMAS).
Em 2015, foi realizado o tratamento do lago com o remediador trófico Phoslock, que resultou em melhoras significativas na qualidade de água do manancial por promover a redução de 80% nas concentrações de fósforo total, e 70% nas concentrações de ortofosfato na coluna d’água.
A partir da queda de PO4, com valores abaixo do limite de detetcção (<0,02 mg/L), observou-se
a redução da floração de dinoflagelados (Ceratium sp.) que ocorria no reservatório.
Para melhoria da qualidade de água do Lago Dourado, a CORSAN previu a aplicação de nova carga de remediador como forma de tratamento preventivo contra florações para o verão de 2022. Dentro desse contexto, foram contratados serviços para aplicação de 44,42 toneladas de Phoslock, a fim de se reduzirem os níveis de nutrientes da água e controlar a densidade de cianobactérias e dinoflagelados com potencial de ocasionarem floração.
O primeiro ciclo de tratamento foi realizado em dezembro de 2021, com aplicação 11,1 toneladas do remediador trófico Phoslock no Lago Dourado, conforme apresentado à CORSAN no 1º Relatório de Aplicação. O segundo ciclo foi realizado em fevereiro de 2022, com aplicação de mais 11,1 toneladas do remediador, conforme apresentado no 2º Relatório de Aplicação. O terceiro ciclo de tratamento foi realizado em março de 2022, quando foram aplicadas mais 11,55 ton.
A área total de aplicação compreendeu os 117 hectares do Lago Dourado. Os quantitativos de Phoslock aplicados em cada região do lago foram definidos em função de características hidrodinâmicas e batmétricas, considerando-se a variação do volume de água e padrões de circulação e advecção.