Recuperação do Lago Serpentine para as Olimpíadas de Londres 2012
O Lago Serpentine, um dos mais famosos corpos de água no Reino Unido localizado no coração de Londres, nos arredores do Palácio de Buckingham, Mayfair e Park Lan, dentro do Hyde Park, foi tratado com Phoslock em fevereiro de 2012 para receber provas dos Jogos Olímpicos de Londres.
O Lago Serpentine possui 16 ha e é regularmente utilizado para natação, remo e náutica recreativa. Porém, há muitos anos se encontrava completamente eutrofizado com florações de cianobactérias e necessitava de um tratamento emergencial para sediar as provas de maratona aquática e triátlon.
O tratamento consistiu na aplicação de 66 toneladas durante o inverno de 2012, quatro meses antes do início das Olimpíadas
A aplicação de Phoslock resultou em uma rápida e esperada melhoria da qualidade da água do lago, uma vez que os níveis de fósforo caíram 95% em 14 dias após a aplicação. A concentração de fósforo reativo dissolvido (PO4) foi reduzida de 0,1 mg/L para 0, 01 mg/L (limite de detecção do método analítico). As concentrações de fósforo total foram reduzidas a valores mesotróficos em torno de 0,03 mg/L. Adicionalmente, a densidade de algas verdes foi substancialmente reduzida, decaindo também concentração de clorofila-a também. Com isto, a transparência do lago aumentou de 1m para 4m em um mês após o tratamento.