Recuperação do Reservatório Clatto, na Escócia
O Reservatório Clatto possui 9 ha e era anteriormente utilizado para abastecimento de água potável, localizado nos arredores da cidade de Dundee, na Escócia. Nos últimos anos, florações de cianobactérias tornaram-se comuns durante os meses de verão, fazendo com que o reservatório fosse fechado durante longos períodos para evitar riscos à saúde pública.
Visando encontrar uma solução para este problema, a Câmara Municipal de Dundee encomendou uma aplicação de Phoslock no início de 2009. A aplicação ocorreu no dia 4 e 5 de Março de 2009 e envolveu a aplicação de 24 toneladas de Phoslock para o reservatório.
A aplicação de Phoslock resultou em uma rápida e esperada melhoria da qualidade da água do reservatório. Os níveis de fósforo caíram de 0,079 mg/L a 0,01 mg/L (limite de detecção do método analítico). Durante o ano seguinte após o tratamento, as concentrações de ortofosfato e fósforo total não excederam 0,01 e 0,035 mg/L, respectivamente e a densidade média de células no reservatório manteve-se abaixo de 500 células/mL.