História do Produto
Phoslock foi desenvolvido após 10 anos de pesquisa pela “Commonwealth Scientific e Industrial Research Organisation (CSIRO)” e “Land & Water Divison (L&W)”. O desenvolvimento do produto foi financiado em conjunto pela Comissão das Águas e Rios do Governo do Estado do Oeste Australiano e pela “Swan River Trust”.
O projeto de Phoslock foi inicialmente promovido pelo desejo de identificar e desenvolver medidas de controle que poderiam ser usadas nos Rios Canning e Swan (localizados na região de abrangência de Perth, Oeste da Austrália) para reduzir a disponibilidade de nutrientes (ex. fósforo) oriundos do sedimento destes rios. A liberação de nutrientes do sedimento para a massa da água é identificada como um fator chave para a floração de algas.
A pesquisa foi iniciada no final de 1994, tendo seu começo a partir de uma revisão detalhada dos métodos de remedição ambiental disponíveis seguida pelo exame laboratorial de vários materiais selecionados. Entre os materiais que foram examinados, uma argila modificada demonstrou o maior potencial para a remoção de fosfatos da água. Posteriormente, provas laboratoriais foram conduzidas para determinar as características e a performance desta argila modificada sob uma variedade de condições de qualidade da água.
A argila modificada foi patenteada pela CSIRO, sendo registrada comercialmente como “PHOSLOCK”, deferida como Patente Internacional PCT/AU97/00892 pela Organização de Propriedade Intelectual Mundial, em dezembro de 1997.
Em setembro de 2003, a IMT estabeleceu “joint ventures” com a Metalúrgica China Kunming Yalong (grupo e companhia Ltda) e com a International Environment Technology Solutions Pty Limited (IETS) para construir a indústria de Phoslock, perto de Kunming, China. A divisão inicial de ações da “joint venture” entre as partes foi de: 20% para IMT, 29% para Yalong e 51% para IETS.
A construção da indústria começou no final de 2003 e foi completada em meados de 2004. A primeira encomenda do produto comercial (20 toneladas) foi despachada em Agosto 2004, e chegou na Austrália em Outubro de 2004. Pouco tempo depois, parte deste volume, foi usado na planta do tratamento de esgoto de Queanbeyan. A produção comercial para atender o mercado mundial começou em Maio de 2005.
Em Junho de 2005, o IMT adquiriu 51% da IETS, tomando para si 71% da “joint venture”. Em novembro de 2005, a IMT mudou seu nome para “Phoslock Water Solutions Ltd” (PWS). Em dezembro de 2005, PWS comprou a Patente e a Marca Comercial de Phoslock da CSIRO abrindo seu capital de ações.
Informação Corporativa
Phoslock Water Solutions Ltd (PWS) é uma companhia Australiana registrada na “Australian Stock Exchange (ASX)”. A PWS possui as Patentes e a Marca Comercial global do ‘Phoslock’.
Phoslock foi inventado e desenvolvido pela “Commonwealth Scientific and Industrial Research” (CSIRO). Esta organização científica australiana tem se dedicado à aplicação prática do conhecimento científico em prol da sociedade e indústria desde 1928. Hoje, a CSIRO lidera mundialmente 12 dos seus 22 campos de pesquisa no cenário mundial.
A PWS fabrica Phoslock na sua instalação industrial próximo a Kunming, China.
Para mais informação sobre o Phoslock, refira-se a nossa seção de Perguntas Freqüentes.